Conferencistas

Ana Isabel Andrade

Ana Isabel Andrade é Doutorada em Didática de Línguas pela Universidade de Aveiro Portugal. É Professora Associada com Agregação no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, onde tem sido responsável por unidades curriculares nos cursos de formação inicial e pós-graduada de professores e educadores. Coordenou e participou em diferentes projetos de educação e formação para a diversidade linguística, entre os quais se destaca o projeto ILTE, Intercomprehension in Language Teacher Education, financiado pela Comissão Europeia, o projeto que deu origem ao Laboratório Aberto de Aprendizagem de Línguas Estrangeiras e o projeto Línguas e Educação: construir e partilhar a formação, financiado pela FCT. É atualmente membro da equipa do projeto CARAP (Un cadre de référence pour les approches plurielles des langues et des cultures), projeto do ECML (European Center for Modern Languages), do Conselho da Europa. É sócia fundadora da Association EDiLiC. É ainda investigadora do CIDTFF (Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Professores), sendo coordenadora do Grupo de Investigação 1, Linguagens, Discursos e Identidade, e o seu trabalho tem-se centrado sobre as questões da educação e da formação para e a partir da diversidade linguística.

Piet Van Avermaet

Piet Van Avermaet é professor de "Línguas e Diversidade" no Departamento de Linguística da Universidade de Ghent, na Bélgica, onde leciona "estudos multiculturais", "multilinguismo na educação" e "política linguística". É ainda diretor do Centro de Diversidade e Aprendizagem na mesma universidade. Tem uma longa experiência na área da diversidade, línguas e desigualdade social na educação. É coeditor (com Kathleen Heugh e Christopher Stroud) da série de livros "Multilingualisms and Diversities in Education’", da Bloomsbury Publishing. Os seus conhecimentos e interesses de investigação cobrem tópicos relacionados com o multilinguismo na educação, desigualdade social na educação, política linguística e prática linguística na educação, política e prática linguística em contextos de inclusão (social), avaliação no ensino de línguas, diversidade e inclusão, integração e participação, discriminação em educação, migração.

Crhistine Hélot

Christine Hélot é professora emérita de Inglês na Universidade de Estrasburgo, França. Como sociolinguista, a sua investigação foca-se nas línguas e políticas de educação na França e na Europa, educação bi-multilingue, educação intercultural, sensibilização às línguas, educação infantil e literatura infantil e multiliteracia. Em 1988 terminou o seu Doutoramento no Trinity College (Dublin, Irlanda) com uma tese intitulada Child Bilingualism: a linguistic and sociolinguistic study. Em 2005 foi agraciada com a Habilitationpela Universidade de Strasbourg devido à sua investigação na área do bilinguismo em contexto familiar e escolar. Christine Hélot é professora convidada na Universidade Pablo de Olavide (Sevilha, Espanha), na Universidade Goethe (Frankfurt Am Main, Alemanha) e no Centro de Pós-Graduação, CUNY, em Nova York (EUA). As suas publicações mais recentes incluem: 2018, Language Awareness in Multilingual Classrooms in Europe. From Theory to Practice, De Gruyter/Mouton (with Frijns et al.);2016, L’éducation bilingue en France: Politiques linguistiques, modèles et pratiques, Lambert Lucas, (with J. Erfurt); 2014, Children's Literature in Multilingual Classrooms, IOE Press/Trentham Books (with R. Sneddon & N. Daly).  Para conhecer melhor a sua investigação na área da sensibilização à diversidade linguística, veja o filme"Raconte-moi ta langue/Tell me how you talk": https://www.youtube.com/watch?v=gP5o0fk34jk